a mente ansiosa e moradia do demonio

terça-feira, 31 de julho de 2012

Saiba que tipos de lâmpada escolher para sua casa



Quer trocar a lâmpada da sua casa mas não sabe qual tipo usar? Cozinha e banheiros pedem lâmpadas frias, ou seja, a fluorescente. Já no quarto, claro, os tons mais quentes dão sensação de aconchego: “Para uma iluminação suave podem-se usar lâmpadas fluorescentes amarelas ou LED, ocultas em rasgos de gesso ou na marcenaria. Abajur com lâmpada fluorescente amarela pode ser usado para leitura. Pontuar lâmpadas dicróicas ou de LED de cores neutras para ficarem junto às portas dos armários, por exemplo, é uma boa saída para reforçar a decoração”, explica Sonia Martinelli, coordenadora do Espaço Design Amoedo Barra. “Para a área de jantar é importante não usar lâmpadas que esquentem. Opte pelas luzes que criam uma atmosfera agradável, como as luminárias pendentes que ocultam as lâmpadas compactas amarelas”, complementa Sonia. Veja abaixo algumas dicas pontuais da especialista:

Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes são as mais comuns nas casas brasileiras. Mas isso está prestes a acabar com o maior número de opções econômicas: como emitem pouca luz e mais calor, gastam muito mais energia e duram menos, tendo uma vida útil de cerca de mil horas. Uma lâmpada incandescente consome, em média, três vezes mais energia que a equivalente fluorescente. Além do fácil manuseio e o baixo custo, um dos pontos positivos do modelo incandescente é a possibilidade de dimerização (regulagem da intensidade de luz). É muito encontrada em áreas comuns da casa e nos abajures. O modelo tem caído em desuso e profissionais do ramo de decoração já nem recomendam mais sua utilização, tantas são as outras opções no mercado.
Lâmpadas halógenas ou dicróicas
Entre seus pontos positivos estão o fato de ter iluminação mais uniforme durante sua vida útil e obter em torno de 25% mais luz com o mesmo consumo de uma lâmpada comum. As halógenas também podem ser dimerizadas e têm vida útil de 2,5 mil horas, com consumo semelhante a uma lâmpada incandescente. “Mas elas custam mais caro e têm alta emissão de calor. É uma boa lâmpada para dar destaque a um ponto ou peça de decoração”, explica a coordenadora do Espaço Design Amoedo Barra Sonia Martinelli. Segundo ela, as lâmpadas dicróicas podem ser usadas no hall de entrada, destacando um quadro ou uma escultura, e com o mesmo objetivo em uma sala de estar. “Essas lâmpadas não devem ser usadas sobre o espelho, pois formam sombras no rosto. Nas varandas podem ser usadas miniaturizadas, criando efeitos em pequenas arandelas na parede”, finaliza Sonia.
Lâmpadas fluorescentes
Divididas em tubulares, aquelas que parecem um bastão, e compactas (foto), as lâmpadas fluorescentes mais comuns são as brancas, mas elas também são encontradas com facilidade em outros tons, principalmente o amarelo. As tubulares são ideais para serem aplicadas em forros compactos e têm baixíssimo índice de consumo e duração de cerca de 60 mil horas. Já as compactas não esquentam e têm fácil manuseio. “Com raras exceções, as lâmpadas compactas não são bonitas e, portanto, precisam ficar escondidas em luminárias apropriadas. Devem sempre, quando usadas no mesmo ambiente, ser da mesma marca e cor para que se tenha uma luz uniforme e da mesma tonalidade. O liga e desliga com intervalo menor do que 15 minutos diminui a vida útil desse tipo de lâmpada”, ressalta Sonia Martinelli. As lâmpadas brancas tubulares são ideais para serem usadas na cozinha e nos banheiros.
Lâmpadas LED
Atualmente são a melhor opção no mercado, mas o uso doméstico é pouco difundido. Com vida útil de mais de 100 mil horas e redução de cerca de 90% no consumo, as lâmpadas de LED têm a vantagem de iluminar mais por menos e sem esquentar. “Os pontos negativos são o custo elevado e a falta de conhecimento específico por grande parte dos instaladores, pois é um produto ainda muito novo”, explica Sonia Martinelli. Pode ser usada na sala para dar destaque a determinados móveis, objetos e esculturas; nos quartos, em rasgos de gesso ou marcenaria, e na varanda como pontos de luz de cores diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário