a mente ansiosa e moradia do demonio

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

                          conheça varios tipos e luz

Antes quase preterida, a iluminação vem ganhando cada vez mais importância em projetos de decoração. “A luz cria cenários que pedem uma resposta emocional. Ela tanto pode relaxar como estimular. Basta usar a lâmpada adequada e localizá-la em um ponto que produza o efeito desejado”, explica Neide Senzi, arquiteta da Senzi Lighting.
Por isso, nada melhor que conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos lâmpadas disponíveis no mercado.
Incandescente - Com cerca de mil horas de vida útil, estas lâmpadas são indicadas para ambientes como quarto e sala - sua luz amarelada proporciona conforto. Mas elas estão condenadas. O Ministério de Minas e Energia decretou a retirada gradual do mercado deste produto, que tem o menor custo-benefício: só 5 a 10% da energia converte em iluminação.

Fluorescente tubular – Economizando até 85% de energia em relação às incandescentes, este tipo de lâmpada tem vida útil de 12 a 24 mil horas. São utilizadas na cozinha (as brancas e azuladas) e em sancas de gesso para iluminação geral no quarto, sala de estar ou jantar (as mais quentes/amareladas).

Fluorescente compacta – É 80% mais econômica que a incandescente. As brancas neutras ou frias podem ser usadas para cozinha, espaço fitness, área de serviço e escritório. Já as brancas quentes podem ser usadas na sala de estar, de TV ou nos quartos.  Têm vida útil de 6 a 15 mil horas.

Halógena – Feita com um gás especial e com invólucro de quartzo (e não vidro), a lâmpada ilumina mais e esquenta menos. O controle do facho de luz faz das halógenas refletoras uma boa dica para quem pretende destacar objetos de decoração. Sua vda útil vai de 2 a 4 mil horas e a economia de energia é de 25 a 40% em relação às incandescentes tradicionais.

Dicróica – Ideal para destacar objetos, como um quadro na parede, a lâmpada dicróica é um tipo de lâmpada halógena, de brilho intenso, que dura até 2 mil horas. As do tipo energy saver chegam a economizar 65% de energia: em comparação às incandescentes.

LED – Substituir lâmpadas tradicionais por LED é tendência, porém ainda é considerada uma alternativa cara. Com vida útil de 20 a 50 mil horas, esse tipo de lâmpada pode render até dez vezes mais que as incandescentes. A luz gerada pode ser usada tanto para ambientes sociais como para outros, mais íntimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário